O Visionário Harold Edwim Willians

Uma onda de avivamento crescia nos Estados Unidos por meio da Quadrangular. Aimée Semple Mcpherson criara em 1926 a LIFE Bible College (* link com o mesmo texto no ‘História da IEQ – Aimée Semple Mcpherson) (hoje, o Instituto Teológico Quadrangular) (* link ‘Instituto Teológico Quadrangular), da qual recebera um aluno chamado Harold Edwim Williams, ex-figurante de filmes de faroeste.

Nascido em 27 de Novembro de 1913, na cidade de Hollywood, Califórnia, creu em Jesus como salvador de sua alma e foi batizado nas águas por Aimée. Casou-se com Mary Elizabeth, em 27 de Maio de 1939. Ao formar-se no colégio bíblico, em 1942, tornou-se pastor naquele mesmo ano.

Em 1945, foi nomeado pelo gabinete de missões para a Bolívia, quando conheceu Hermínio Vasquez, um peruano de Huaillacayan que estudava na Escola Bíblica da Assembléia de Deus, e recebeu seu chamado missionário para a Bolívia.

Harold se abateu profundamente por problemas ministeriais, pois o trabalho na Bolívia já existia antes de sua chegada. Recebeu uma palavra de ânimo de Hermínio, quando resolveram se juntar numa mesma obra missionária e seguiram ao Brasil, chegando a Porto Velho. Desceram pelo rio Amazonas até Belém/PA, depois partiram para Santos/SP. Porém, Deus lhes alertava que seus propósitos não se realizariam ali, quando se dirigiram para Poços de Caldas/MG. Nesta cidade Harold se dedicou à língua portuguesa, tornando-se até mesmo interprete de outros pregadores.

Em 15 de Novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista/SP, foi fundada a Igreja Evangélica do Brasil. A igreja mantinha os princípios quadrangulares e pentecostais, sendo a terceira igreja pentecostal no país, seguindo apenas a Congregação Cristã do Brasil (1910) e a Assembléia de Deus (1911). Lá, Deus realizara milagres e pessoas eram salvas, porém, a visão de Harold ia além. Ele via que esta obra tão somente não divulgaria o avivamento que sabia que estava por vir; sabia que a porta deste avivamento no Brasil era a cidade de São Paulo, pois dela a unção derramada sobre a IEQ teria grande repercussão.

Foi quando se dispôs a um jejum em prol deste desejo, e Deus lhe deu uma visão de seu amigo evangelista Raymond Boatright pregando às multidões. Raymond permanecia na América do Norte, com as famosas tendas quadrangulares. Ao mesmo tempo em que Harold lhe descrevia numa carta sua visão sobre o Brasil, Raymond anunciava nas tendas o clamor que sentia por esse país. Deus unia seus propósitos.

Ao buscarem auxílio para o início desta grandiosa obra, descobriram que um grupo interdenominacional havia se juntado em oração desde 1948, numa escola situada na Rua Líbero Badaró, centro de São Paulo, clamando por um avivamento que enchesse os corações do Brasil. Esse grupo recebia diversos representantes das igrejas de São Paulo, entre eles o Pr. Silas Dias, da Igreja Presbiteriana Interdependente do Cambuci, salão que foi disposto para os primeiros movimentos.

1ª Tenda – Cambuci

Quando tudo começou! A igreja lotava todos os dias de campanha. Manchetes da época mencionavam: “É A REPETIÇÃO DOS MILAGRES DE CRISTO”. Cegos enxergavam, paralíticos andavam, os milagres aconteciam mediante a força da Presença de Deus naquele lugar. Seguiram para tantas outras igrejas operando sempre maravilhas em nome de Jesus.

Em 1954, diante do problema da superlotação, Willians e Boatright tiveram uma idéia “maluca” que demonstra a ousadia daqueles pioneiros. Mandaram trazer dos Estados Unidos uma tenda de circos, e começaram a promover cultos itinerantes ali dentro. Foi um sucesso. Os primeiros eventos, realizados nos bairros paulistanos da Barra Funda e Cambuci, atraíram mais de mil pessoas. Até hoje, a imagem das tendas têm forte apelo afetivo entre o povo quadrangular, que durante certa época, chegou a ser chamado de ‘tendeiros’.

Raymond voltou aos EUA para buscar auxílio à segunda etapa do movimento por eles alavancado. Meses depois, no mesmo bairro do Cambuci, a chamada ‘Cruzada Nacional de Evangelização’ crescia. Harold mudou-se definitivamente para São Paulo e assumiu esta obra, enquanto Hermínio Vasquez voltou para São João da Boa Vista e solidificou-se na igreja inicial. Harold recebeu diversas doações para realizar seus planos futuros, os quais já tinham imenso sucesso.

Harold e sua esposa, Mary. Ao fundo Pr. Davi Rodrigues

Adquiriu o terreno da Praça Olavo Bilac, n.° 90, em 1957, que se tornou a sede da Igreja Quadrangular. No mesmo ano, retornou aos Estados Unidos por uma convocação a fim de prestar contas do trabalho desempenhado aqui. Harold permaneceu nos Estados Unidos até sua morte, em 2002.

“O evangelismo no Brasil pode ser dividido em antes e depois de Harold Willians… Não se viam crentes fazendo cruzadas evangelísticas ou pregando uma fé sem usos e costumes, mas de muito poder de Deus, como foi feito pelo reverendo Willians. A semente que ele plantou dá frutos até hoje.” – palavras do Pr. Nelson Agnoletto, superintendente regional da IEQ Penha/SP e terceiro tesoureiro nacional da Revista Eclésia.

Numa onda contagiante o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que, por sua vez, se constituía em uma nova igreja.
Nos anos 60, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos .
Em 1997, já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais. Ao todo eram 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 eram mulheres). Trabalhavam ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600 membros.

No ano de ____, em continuidade à igreja de atos dos apóstolos (At.28:31) e à visão de Aimée Semple Mcpherson, trazida ao Brasil por Harold Edwim Willians, o Evangelho Quadrangular chegou ao bairro de Vila Esperança/SP (* link ‘História da Minha Vila’), onde permanece edificando e ganhando almas para o Senhor Jesus.

Atualmente, a Igreja Quadrangular Internacional está em mais de cem países (desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a Bandeira Quadrangular (* link ‘Bandeira Quadrangular’), pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.

Dados extraídos do site oficial da IEQ Brasil – www.quadrangularbrasil.com.br