#MEDITANDONAPALAVRA

 

 

Como deve andar o cristão parte III

-> Confira a Parte I e a Parte II desse texto.

 

Acreditar

 

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
«queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:19-29)

 

Depois da crucificação e da morte de Jesus a perseguição aos judeus cristãos foi intensificada e alguns, por medo, se intimidaram e se esconderam. Afinal aquele que dizia ser filho de Deus havia sido preso, condenado e morrido nas mãos de seus perseguidores, sem fazer nada para impedir tal injustiça. Apesar de orientados por Jesus acerca do que aconteceria, os discípulos tiveram dificuldade em entender a extensão da obra vicária e temeram que suas crenças tivessem sido em vão.

Por que teriam esperanças se Aquele que dizia ser a resposta para todas as coisas e o socorro para as angustias, estava morto?

 

A injustiça gera desânimo e o desânimo mina a força.

 

Até que descobriram o túmulo vazio: JESUS RESSUSCITARA!!! E para demonstrar sua fidelidade, seu poder e redenção, Ele se mostrou a alguns: A morte não conseguiu vencer nosso Senhor!!Aleluia!!!

Os discípulos  se alegraram muito e tiveram sua fé renovada! Mas havia um deles, chamado Tomé, que não estava presente quando da primeira visita de Jesus e não acreditou quando lhe disseram da sua aparição. Tomé disse que somente acreditaria se visse com os próprios olhos e o tocasse com as mãos. Então Jesus, movido pela sua infinita misericórdia, apareceu novamente entre eles e Tomé pode vê-lo e toca-lo no local de suas feridas. Maravilhado, Tomé finalmente creu.

Porém o Senhor o advertiu dizendo:

Tomé, você acreditou porque viu, bem-aventurados aqueles que não viram e creram (vs.29)

Essa é a verdadeira definição de fé: crer apesar de não estar vendo (Hebreus 11.1). Crer em Jesus apesar de jamais tê-lo visto. A fé que Deus espera ver em nós não é aquela baseada em provas visíveis, mas sim firmada na sua palavra; e ainda que não possamos ver com nossos olhos físicos, devemos permanecer firmes, esperando o cumprimento de suas promessas.

Quando estamos aflitos a tendência é olhar para as circunstâncias e fraquejar diante de tantos problemas, mas quando olhamos para o autor e consumador da fé (Heb. 12:2) – Jesus – Ele se mostra fiel e nos presenteia com grandes vitórias.

A fé é a base do cristianismo e o verdadeiro cristão precisa acreditar no poder da palavra de Deus, e nAquele que Ele enviou !!! O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ (Hab. 2:4b; Rom. 1:17b; Gal. 3:11b; Heb.10:38a). Ter fé em Deus é acreditar no que Ele diz! É apoiar-se no Senhor.

 

Crer, conforme descrito em Gênesis 15:6, significa literalmente em hebraico “apoiar-se no Senhor”.

 

Como cristãos devemos acreditar nas promessas de um Deus que é fiel, que honra suas promessas e quer nos oferecer um caminho leve e suave (Mat. 11:30). Deus se agrada quando vê fé em nosso coração (Heb. 11:6).

Então meu amado irmão, não ande em aflições e temores, creia que o Senhor é contigo! Tome posse de Suas promessas e siga feliz!!

Jesus disse-nos:

“Eu Sou a Luz…Aquele que crê em mim, não permanece em trevas” (João 12:46)

Deus abençoe a todos.

Pra. Cristina Castro

Author:

Deixe uma resposta